EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

SETEMBRO AMARELO COMBATENDO A DEPRESSÃO





Um dos assuntos mais abordados no mês de setembro é o combate a depressão, diretamente ligado a campanha do “Setembro Amarelo”. Virando pauta de todos os programas de tevê, o tema retrata a intolerância, falta de informação, e o principal, a ignorância que muitos tem ao resistir ao pedido de ajuda.


O retrato da depressão é tão agressivo que estima-se que 300 milhões de pessoas ao ano sofrem desse transtorno, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo a principal causa de incapacidade profissional e comportamental nos dias de hoje.


Estima-se que cerca de 800 mil pessoas morrem por ano vítimas de suicídio, profissionais da área de psiquiatria reforçam a importância de uso de medicamentos para combater a intensidade e duração dos sintomas, tentando diminuir a principal causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos.


Os 5 principais sintomas da depressão:

  1. Perda ou aumento de apetite

  2. Vontade de se isolar

  3. Choro repentino

  4. Pensamentos pessimistas

  5. Vontade de desaparecer


Mesmo com medicação os tratamentos psicossociais são peça chave para quem busca ajuda profissional eficaz. Destacando-se que a depressão afeta a saúde física; e até doenças cardiovasculares podem levar a depressão, sendo o ponto de partida para um isolamento social por limitação emocional.


Lembre-se: depressão não tem nada relacionado a religião, estado civil ou lugar que reside. A depressão vem de um ciclo de renúncias, mágoas e frustrações que muitas vezes acumulam doenças e trazem um quadro muitas vezes irreversível para quem reage ao tratamento sem muitos estímulos.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br