EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

RECICLAR E REUTILIZAR, QUAL A DIFERENÇA?


Vale ressaltar que os dois processos são igualmente importantes em suas contribuições para o meio ambiente e a gestão de resíduos. O objetivo, afinal, é o mesmo: combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição de passivos nos aterros e da exploração de recursos naturais.


A diferença entre os dois processos é bem simples.


De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Art. 3º, Inciso XIV, RECICLAR é o “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos”. Em outras palavras, RECICLAR é transformar um resíduo em algo novo. Inserir o material em um novo ciclo de produção. Isso subentende o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil.

Exemplos de reciclagem:

  • Transformar uma caixa de leite em uma embalagem de presente;

  • Um garrafa PET em uma guirlanda;

  • Uma embalagem de presente em um porta retrato;

  • Entre outros itens.

Vale lembrar que a Compostagem “processamento de resíduos degradáveis como bagaços, cascas de frutas e legume, restos de alimentos”, também se enquadram no conceito de RECICLAGEM.


REUTILIZAR – No Art. 3º, Inciso XVIII – “processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-químico”. Neste caso, o material não é transformado em um novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. Ao REUTILIZAR um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício.

Exemplos:

  • Papéis impressos que não servem mais, basta utiliza-los como um bloco de rascunho;

  • Móveis podem ganhar novas funções,

  • Fazer de um simples vidro de compota, de vinho em um lindo vaso de flores, abajures;

Gostou?! Então comece hoje mesmo a usar a criatividade e a reciclar e reutilizar resíduos sólidos. Faça sua parte para com o meio ambiente.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br