EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

QUEIMADA NO PANTANAL


O fogo no Pantanal é um fenômeno recorrente, principalmente em períodos de estiagens. Devido a práticas de manejo, os focos de calor nesta região vem aumentando incansavelmente.

Segundo especialistas, o Pantanal esta passando pela maior seca dos últimos 45 anos. A estiagem que o Pantanal vem enfrentando, é decorrente do acumulo de biomassa, que em vez de ser incorporado no meio aquático, fica exposto com maior possibilidade de geração de fogo.

Para entendermos melhor, vamos a algumas explicações.

E VOCÊ SABE O QUE É BIOMASSA?

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

BIOMA PANTANAL: Ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva.

INCÊNCIOS: É um problema extremamente grave devido as características deste ambiente, as áreas alagáveis acumulam restos vegetais secos durante anos nas proximidades dos rios, lagoas e regiões pantanosas. Esse material orgânico é então recoberto pela vegetação natural, quando da ocorrência de fogo, queima não somente a parte superior, mas também essa vegetação sexta que estão por baixo, com elevada capacidade de combustão que geralmente permanece em processo de queimas lenta após a passagem do fogo.

O QUE ACONTECE: Devido a baixa combustão resultante da queima lenta do material orgânico, os brigadistas e voluntários na tentativa de cessar o fogo, apagam-no superficialmente, pois ele continua se alastrando subsuperficialmente alimentado por essa biomassa. O fogo então afugenta aqueles animais mais rápidos, obrigando a competir com outros da mesma espécie e de outras em áreas menores, mas há aquela fauna mais lenta, como serpentes, anfíbios, a qual não consegue sair a tempo e é sacrificada, para esta, a perda é irreparável. Por isso estamos vendo tatas espécies com as patas e outras partes dos corpos queimadas

E DEPOIS QUE AS QUEIMADAS SÃO CONTROLADAS?

O fogo afeta também a qualidade da água nos períodos seguintes. Com o início das chuvas, esse material orgânico queimado é levado para o ambiente aquático.

MEDIDAS MITIGADORAS

Educação ambiental com foco nos os malefícios decorrentes de ações do homem nesse sistema de ambiente natural;

Repensar políticas de uso e prevenção do fogo em tempos atuais para esse patrimônio.



Renata Gonçalves (Colunista TV Online)

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br