1/1

A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E COMO ELA AFETA NOSSAS VIDAS!



COMO OCORRE A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS?

A poluição da água ocorre de diferentes formas conforme a sua origem. Entre as atividades antrópicas que geram impactos à qualidade da água, podemos mencionar as atividades urbanas, industriais e agropecuárias.

Nas atividades urbanas, os esgotos domésticos e resíduos sólidos são as principais fontes de poluentes na água.

Agora com relação às atividades industriais, dependendo do ramo, teremos diferentes poluentes, entre eles contaminantes como metais pesados, contaminantes orgânicos e organismos patogênicos..

Outro poluente oriundo de áreas rurais são os solos erodidos (vem de erosão. que é um desgaste do solo geralmente por causas naturais como: chuvas fortes e até mesmo o vento. geralmente acontece quando o solo atingido não mais tem vegetação para protegê-lo).


COMO ESSA POLUIÇÃO NOS AFETA?

A água é utilizada de diferentes formas pela sociedade, sendo que podemos citar as seguintes:

· Abastecimento Público;

· Recreação (ex. Natação, mergulho e pesca);

· Irrigação; e

· Aquicultura.

Observando esses usos, percebemos que a poluição das águas pode nos afetar de formas distintas.

Vamos começar pelo consumo de água não potável. A poluição da água também pode comprometer atividades de lazer e até mesmo econômicas. Com relação a irrigação, se ela for realizada com águas poluídas, essa poluição poderá contaminar o solo e impedir o crescimento do cultivo no local.

A criação de peixes, mariscos e outras espécies (aquicultura) necessita de água de qualidade para que estes organismos se desenvolvam por completo, garantindo maior valor agregado no momento da sua venda. Se as águas desses ambientes estão poluídas, esses organismos podem não se desenvolver ou até mesmo não poderem ser comercializados.


COMO EVITAR A POLUIÇÃO DA ÁGUA?

Há duas abordagens para evitar qualquer tipo de poluição (inclusive poluição na água), temos ações preventivas, que são realizadas para que o poluente não seja gerado e ações de controle, onde são realizados processos para impedir que o poluente chegue no meio ambiente.

Para os esgotos, em áreas urbanas seu tratamento é realizado por meio de Estações de Tratamento de Esgoto.

Nas áreas rurais, normalmente são construídas fossas, filtros e sumidouros, onde o esgoto passa por um tratamento simplificado e depois ele infiltra no solo.

Nas industriais, diversos métodos de tratamento de efluentes podem ser propostos para que as concentrações dos poluentes sejam removidas ou reduzidas à concentrações permitidas pela legislação.


A destinação correta dos resíduos sólidos para aterros sanitários é uma das formas de evitar a poluição dos recursos hídricos.

Já os resíduos industriais, se não forem reaproveitados, devem ser descartados em aterros industriais (que são diferentes dos aterros que recebem resíduos sólidos urbanos), sempre lembrando que para esta finalidade o resíduo deve passar por uma verificação segundo algumas Normativas.

Muitos dos tratamentos e processos apresentados para áreas urbanas e industrias também podem ser aplicadas na agropecuária para evitar a poluição da água. Além disso, processos de conservação e manejo adequado do solo e dos insumos aplicados devem ser realizados para minimizar os impactos ambientais. Note que há várias formas de evitarmos a poluição das águas, seja contratando um profissional para o diagnóstico e tratamento do efluente gerado, seja reduzindo seu consumo em nossa residências.

Assim, de forma a garantir que o crescimento sustentável, vários profissionais se habilitam para evitar que a poluição da água, sendo o Engenheiro Ambiental um deles, e você também pode contribuir na sua casa e onde você trabalha.

Além disso, para combater a poluição das águas, é preciso intensificar as campanhas de conscientização ambiental, promover medidas de controle e fiscalização, além de se realizar o correto manejo dos resíduos sólidos e o tratamento da água. É necessário, pois, que sejam adotadas medidas sustentáveis, sobretudo no sentido de garantir esse e outros recursos naturais para as gerações futuras.


(Renata Gonçalves - Colunista TV Online)

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br