EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

O DESTAQUE DO EMPODERAMENTO FEMININO

Reprodução de imagem: Revista Exame


As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho porque estão investindo mais em qualificação profissional e, com isso, minimizando a diferença de salário entre homens e mulheres da mesma área, assunto tão discutido entre profissionais que lutam por igualdade salarial.


Muitas mulheres estão preferindo abrir o próprio empreendimento e usando da criatividade em um cenário de crise. Isso faz com que se abra espaço para um empreendedorismo mais profissional e menos amador, por conta da forte concorrência entre as mulheres. Ou seja, se antes a mulher tinha que competir com um homem no mercado para obter uma vaga, hoje ela disputa essa vaga também com outra mulher, tendo que destacar o seu profissionalismo, conhecimento e persistência para abrir esses caminhos.


Outro destaque é a maioria das mulheres adiando a maternidade e investindo em conhecimento para conquistar uma aprovação em um concurso público. Se antes o sonho de muitas era casar e ter filhos, hoje, elas querem uma carreira sólida, independência emocional e financeira e estabilidade para curtir a vida sem precisar se preocupar com a economia devastada do país, que a cada estatística eleva o número de mulheres “se virando nos 30”, vendendo seus bolos, roupas e bijuterias para manter suas famílias.


E não é só no papel que isso vem sendo retratado; os filmes, as novelas, os programas de televisão, todos estão investindo com sonoridade, que é muito mais do que a ideia de um feminismo extremista e busca de uma conquista profissional que alcança espaço, não sendo algo futurista, e sim, presente no dia a dia de todas que acreditam no conhecimento, têm foco e valores para solidificar uma carreira.


Reprodução da imagem: http://blog.cerbras.com.br


Hoje a mulher está na construção civil levantando paredes, tijolo após tijolo; no tatame, lutando, ou aprendendo a se defender; nas estradas, com seus caminhões para sustentar seus filhos e; até em cenários nunca vistos em décadas passadas, como em uma serralheria; ou sendo repórter em um esporte masculino, para quebrar tabus e mostrar que a força da mulher não está em músculos, mas na persistência em aprender e alcançar seus objetivos.


Mesmo com todas as conquistas, as últimas décadas foram um fortalecimento para exemplos promissores como os dessas mulheres que estudam, trabalham, cuidam de suas famílias e ainda encontram um espaço para empreender, deixando bem claro que nunca teve uma era tão promissora para o empoderamento feminino como o século 21.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br