1/1

MARÉ VERMELHA




O que é ?

O fenômeno Maré Vermelha ocorre nos mares e ambientes de água doce, e é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação (multiplicação) de certas algas tóxicas. Causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas


Quais as causas desse acontecimento?


  • alteração na salinidade da água;

  • oscilação térmica da água e;

  • excesso de matéria orgânica decorrentes do esgoto e lixo doméstico lançados no meio aquático, além de tornar a água imprópria para o consumo humano, colaboram com o crescimento exagerado das algas.


Quais as consequências para o meio ambiente?


  1. A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.

  2. Bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.

  3. No ser humano pode causar danos à saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos, relativos à produtividade pesqueira.


Alguns exemplo do fenômeno da Maré Vermelha.

  • No Brasil, em 2007, na Baía de todos os Santos (Bahia), provocou a mortandade de diversas espécies marinhas, cerca de 50 toneladas, trazendo um grande prejuízo ecológico e econômico.

  • O estado norte-americano da Flórida declarou situação na emergência neste mês devido (agosto de 2018), as praias da região estão cheias de animais mortos, e o mau cheiro afasta os turistas, impactando a economia. Mais de cem toneladas de peixes e crustáceos foram retirados das águas nas últimas semanas.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br