EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

LIXO ESPECIAL


O QUE É LIXO ESPECIAL?

O lixo especial é composto por itens como restos de demolições, pilhas, baterias e embalagens de agrotóxicos ou veneno. Esses resíduos são considerados especiais porque, ao serem descartados, precisam receber tratamento, manipulação e transporte específico.

ONDE DEVO DESCARTAR ESSE LIXO?

De acordo com a Lei nº 12.305 de 2010, prevê que, no Brasil, a responsabilidade sobre os itens usados recai sobre a indústria fabricante, visto que o Estado não pode se ocupar de objetos não inseridos no lixo domiciliar. Esta responsabilidade ficou para a indústria fabricante.

Apesar disso, é importante que o consumidor ajude neste processo, garantindo o material usado seja devidamente coletado e encaminhado à destinação mais apropriada. Porém, como a população não tem esse habito, o lixo especial é descartado erroneamente.

Mesmo quando já foram usadas e não têm mais serventia, lâmpadas, baterias e pilhas ainda possuem compostos químicos que são capazes de poluir o solo e contaminar lençóis freáticos.

Por isso, é imprescindível que supermercados informem a seus clientes quanto a necessidade e importância de separarem o lixo especial do orgânico e encaminharem os materiais aos supermercados para o descarte mais apropriado e devidamente seguro.

TV Online

Fone: (41) 9 8431-4313 

camilofirst@yahoo.com.br