1/1

ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL (EVA), VOCÊ SABE O QUE É?



Nos dias atuais é de grande importância que o empreendedor avalie tudo o que anteceda o negócio em que pretende investir, buscando aprimorar os recursos disponíveis, aliando a otimização das receitas com o bem-estar social, econômico e ambiental do local onde pretenda se estabelecer.

Essa avaliação se dá muito pela necessidade do mundo atual em assegurar recursos para futuras gerações, buscando alternativas e políticas sustentáveis para garantir o sucesso do negócio como um todo, atentando sempre ao tipo de empreendimento e ao ambiente em que se insere.

Todo bom empreendimento é precedido de um ótimo planejamento, seja ele de qualquer área, em especial na área ambiental. Especial pois, além de garantir o funcionamento de toda empreitada, também preza por garantir a sustentabilidade e a conservação dos recursos ambientais ali envolvidos.


O QUE É?

O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) visa estabelecer e avaliar, todas as particularidades ambientais da área em que se deseja instalar um empreendimento. O resultado deste estudo deve ser um resumo conclusivo e explicativo de modo que o empreendedor possa avaliar as melhores alternativas locacionais e que proporcione a preservação do meio ambiente, além de fornecer diretrizes para um melhor licenciamento ambiental e gestão futura do novo empreendimento.

É um estudo de natureza técnico-econômica em que é abordado questões pertinentes ao projeto, como informações gerais, caracterização da área e da atividade a ser desenvolvida, estudo de alternativas e os aspectos legais ligados ao empreendimento, considerando os meios físico, biótico e antrópico.


OBJETIVO DO EVA

O objetivo deste Estudo é balizar mutuamente as condições do meio ambiente da propriedade com as disposições da legislação ambiental vigente, e indicar as restrições ambientais e a viabilidade de utilização do imóvel em estudo.


IMPORTÂNCIA DO EVA

É muito importante para o empreendedor esse tipo de estudo, pois irá nortear o futuro de seu negócio, estabelecendo requisitos básicos e diretrizes para as próximas fases de todo o processo de obtenção de licenças do projeto, para que não sofra com custos desnecessários e toda burocracia que envolve o licenciamento ambiental. Assim sendo, todo o processo é otimizado, ganhando tempo e assegurando recursos necessários para sua implantação, de forma que seja justo social, econômico e ambientalmente, tanto para o empreendedor como também para a população. (Renata Gonçalves - Colunista TV Online)

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br