EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

ESTIAGEM


O QUE É ESTIAGEM?

A estiagem é um fenômeno climático que tem como principal consequência a falta de chuva por períodos prolongados. Diferentemente da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal.

SITUAÇÃO NO PARANÁ EM 2020.

As chuvas em março tiveram um volume abaixo da média em praticamente todo o Paraná, segundo informações do SIMEPAR (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 92% abaixo da média histórica para esse período na capital paranaense.

EXEMPLO – Curitiba e Região Metropolitana

O baixo nível de água da Represa do Passaúna, responsável por fornecer água para milhares de curitibanos, tem surpreendido moradores da região. O Paraná sofre com a falta de chuvas e enfrenta um período marcado por dias quentes e secos.

A estiagem tem provocado falta de água em vários locais de Curitiba e região, obrigando a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a estabelecer um rodízio de abastecimento entre bairros. O aumento no consumo também contribuiu com o problema. A Sanepar pede que a população faça o uso da água de forma consciente e que priorize a higiene e alimentação.

Com estiagem desde dezembro de 2019 na região Sul do Brasil, as paisagens de Campo Largo vêm mostrando o reflexo da pouca quantidade de chuva, que estão sendo muito pontuais e com pouco volume, o que tem refletido na vegetação e na seca. A Lagoa e o Passaúna, por exemplo, têm chamado atenção dos moradores locais pela seca, que chega a causar um impacto de ver o quanto o nível da água baixou.

Sem previsão de fortes chuvas e o retorno gradual das atividades, a situação de abastecimento de água tende a se agravar. No fechamento de março, o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (Saic), formado por quatro barragens, estava com 62,7% da capacidade, contra 90,8% no fim de março de 2019.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br