EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

ENERGIA EÓLICA NO BRASIL


Ventos podem significar problemas, mas também podem produzir eletricidade limpa, renovável e barata. Depois de anos sem dedicar muita atenção a essa fonte de energia, o Brasil enfim começou a aproveitá-la melhor.

Investir em energia eólica no Brasil é um negócio fadado ao sucesso, devido a algumas características que conspiram neste sentido, características essas:

  • Capacidade de vento - “O potencial eólico brasileiro atual é mais de três vezes a necessidade de energia do país”, diz Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

  • Propriedade dos ventos - No Brasil as quatro estações do ano são muito semelhantes, fazendo com que a direção do vento seja mais ou menos uniforme.

  • Produtividade e rentabilidade - Por existir ventos com direção constantes e um potencial eólico grande, uma usina eólica brasileira se torna mais produtiva e rentável do que uma europeia com potência instalada igual.

  • Custo – O custo da eletricidade produzida a partir dos ventos tem baixado, devido à política de leilões de energia.

  • Entre outros fatores.

Só por curiosidade, “Hoje no Brasil existe 262 parques eólicos instalados”, informa Elbia Silva Gannoum. O mais novo, o Parque Eólico de Geribatu, foi inaugurado pela presidente Dilma Rousseff em 27 de fevereiro de 2015 em Santa Vitória do Palmar (RS).

Esperamos que o pais continue investimento em tecnologias, estudos para que esse fenômeno tão abundante como o vento seja cada vez mais reaproveitado. Não só ele como todas as outras formas de energias renováveis disponíveis.

��

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br