EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

CONSUMO CONSCIENTE

Atualizado: 21 de Out de 2017

CONSUMO CONSCIENTE


A preocupação com o “bem estar do meio ambiente” se faz presente nas atividades diárias, questões que envolvam o cuidado com os recursos naturais e ações que contribuam para amenizar a situação do esgotamento destes recursos se tornaram frequentes.

A sociedade está atenta para assuntos relacionados ao Ciclo de Vida dos Produtos, que nada mais é que, a história completa de um determinado produto desde a sua fabricação até seu destino final. Os consumidores então escolhem produtos que apresentem baixo impacto ambiental e alto grau de contribuição para reduzir os efeitos indesejados gerados.

Para não deixar tudo por conta do consumidor é necessário orientar e explicar quais embalagens possuem um processo produtivo mais eficiente e econômico. Qualquer processo que reutilize e/ou economize água, economize energia, reutilize as embalagens do produto, facilite o descarte da embalagem, refloreste a área da onde foi retirada a matéria prima, entre outros fatores, interfere no Ciclo de Vida do produto os deixando mais sustentáveis.

Para facilitar a escolha do consumidor é fundamental que o produtor mantenha evidente os princípios dos Rs:

  1. Remover o que for desnecessário (usando material Reciclado);

  2. Reduzir a quantidade/peso/espessura;

  3. Preferir fontes Renováveis;

  4. Valorizar a Reutilização, o Refil ou as embalagens Retornáveis,

  5. Repensar e Reaprender!

A nova sociedade impõe produtos melhores, práticos, bonitos, saudáveis, seguros, além de social e ambientalmente sustentáveis e culturalmente sintonizados. O produtor/industrial deve definir de forma clara, as melhores embalagens ajudando assim os produtores a estabelecer suas prioridades em termos de escolhas e todos, assim, estarem contribuindo significativamente para a melhoria do uso e descarte das embalagens. Esse é o primeiro passo informativo da industrial para um consumidor consciente.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br