1/1

COMO O VAR PODE DAR CERTO NO BRASIL?

Atualizado: 17 de Abr de 2019


Foto: Daniel Teobaldo

A introdução do árbitro de vídeo no futebol tem sido feita há pelo menos 3 anos. Algumas das principais ligas europeias já estão na segunda temporada com o recurso(Campeonato Italiano e Campeonato Alemão) e a própria Copa do Mundo em 2018 utilizou o sistema. Ainda existem discussões sobre o VAR melhorar ou piorar o futebol, mas ele já é uma realidade no jogo, não tem como voltar atrás, devem-se desenvolver melhoras e padrões para que ele possa cada vez mais trazer justiça dentro de campo e no menor tempo possível. No Brasil, alguns pequenos testes foram feitos no ano passado, mas a aplicação do recurso em nível nacional só vai acontecer este ano, no campeonato brasileiro. Porém ele já é utilizado em alguns dos principais campeonatos estaduais do país, e algumas das experiências foram bem ruins.

É fato que as equipes de arbitragem precisam de um tempo para se adaptar, mas outro problema tem sido as constantes brigas e pressões sobre o VAR apenas em prol de interesses próprios . Isso pode ser ocasionado pela falta de união entre os clubes(essas uniões acontecem nos melhores campeonatos do mundo e até mesmo na Argentina que não é exemplo de organização), fazendo com que vários times entendam que o VAR foi introduzido para prejudicar sua equipe exclusivamente.

Na Liga dos Campeões, a experiência é inédita também, mas já tem oferecido melhoras convincentes exatamente pela tranquilidade e maturidade do tratamento dos jogadores e direções dos times sobre o recurso. E para você? Por que o VAR ainda “capenga” no futebol brasileiro? O que pode ser feito para melhorar?

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br