EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

COMO A INTERNET TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO


Há quem diga que a internet destruiu o convívio social, principalmente quando vemos aquelas fotos em festas de família, ou de amigos em restaurantes, onde as pessoas estão praticamente hipnotizadas pelo celular e ignoram a possibilidade de conversar.

Mas não precisa se apavorar, a internet é uma ferramenta altamente útil e facilitadora.

Ou você vai dizer que não agradece a invenção da internet quando consegue pedir comida de madrugada pelo aplicativo no celular deitado na cama? Ou quando faz compras e as paga simultaneamente em qualquer horário?

Além disso, as tecnologias digitais criaram espaço para as novas profissões, além da possibilidade do ensino a distância.

Vivemos uma nova era, e a educação online faz parte disso, funcionando como um grande facilitador do conhecimento, principalmente, para as pessoas que não tem a possibilidade de estar em ambientes físicos de sala de aula.

Mas o que é EAD?

A educação EAD, é uma modalidade de ensino que simula virtualmente uma sala de aula, possibilitando que a transmissão do conhecimento aconteça sem a necessidade de um espaço físico.

4 vantagens da educação a distância (EaD):

1. Não (ou bem pouco) é preciso se deslocar

O ensino a distância oferece a oportunidade para que você estude em qualquer local - desde que tenha acesso a um computador ou um dispositivo móvel com acesso à internet.

Os alunos EaD precisam se deslocar para a faculdade - ou um de seus polos - apenas para atividades específicas, como avaliações, reuniões ou outros encontros mais específicos.

Já na educação EaD semipresencial, é necessário que ocorram alguns encontros mensais ou semanais, mediados por um tutor, que organiza a transmissão de aulas por vídeo e outras atividades.

Esse tipo de ensino é adequado para quem possui uma agenda de trabalho regular, mas tem disponibilidade pode comparecer a algumas aulas de forma presencial.

2. O custo do curso é menor

O ensino a distância, na maioria das vezes, tem um preço mais acessível do que os presenciais. Isso ocorre, pois, o EaD diminui os gastos para a instituição de ensino e para o aluno, como o aluguel de um espaço físico, transporte até o local, alimentação e impressão de material utilizado na aula, além de ser um investimento mais barato no momento de desenvolver o conteúdo, viabilizando a venda de cursos por preços mais baixos.

3. Há uma flexibilidade maior de horário

Nessa modalidade de ensino, as aulas e atividades, geralmente em formato de vídeo, ficam continuamente disponíveis no ambiente virtual, permitindo que você faça seu próprio horário de estudo, de acordo com a sua rotina.

4. Não sofre limitações geográficas

A ausência de limitação geográfica é positiva, pois, viabiliza o acesso à educação para quem mora em regiões mais afastada, e não somente para alunos daquela cidade ou região, por exemplo.


Ao contrário do que dizem os mais céticos, a educação a distância não surgiu como uma forma de extinguir a educação presencial, mas sim para preencher o espaço no qual ela não pode de chegar.

Que tal começar hoje mesmo? Bons estudos!

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br