EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

CHUVA ÁCIDA

De acordo com vários jornais, como Tribuna PR, Gazeta do Povo, Diário dos Campos, O Diário, entre outros, existe possibilidade de ocorrer chuva ácida em algumas regiões do Paraná. De acordo com o jornal Tribuna, “os municípios paranaenses podem estar prestes a presenciar o fenômeno de chuva ácida causada exatamente pelo longo período de estiagem”.

E você sabe porque ocorre a chuva ácida?

Como dito acima, por estarmos em um período de seca, e devido ao acúmulo de poluentes (gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio enxofre) provenientes de queimadas, incêndios, queima de combustíveis nos veículos, lançamento de substâncias de chaminés de industrias e afins, essas substâncias se acumulam na atmosfera e quando misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida. Este é o ciclo da famosa Chuva Ácida:

Nossas ações uma hora ou outra vem em forma de consequência. Pensem nisso. Existem muitas atitudes que podem e devem serem feitas por nós para minimizar com este efeito, entre elas:

  • Utilizar outras formas de transporte, diminuindo o número de poluentes;

  • Purificar os escapes dos veículos;

  • Filtras as chaminés das fábricas e industrias;

  • Aplicar punições aos veículos desregulados;

  • Melhorar a fiscalização dos emissores poluentes.

  • Entre outras atitudes.

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br