EDITORIAIS

As notícias, informações, dicas e opiniões com a qualidade dos melhores profissionais!

1/1

APROVAR OU NÃO A MAIORIDADE PENAL?

Atualizado: 28 de Jun de 2018


Visão de um adolescente sobre Maioridade Penal.

A maioridade penal é uma lei muito discutida no Brasil, por muitos jovens dentro do ambiente escolar ou não. Fala-se das inflações e como a lei vem protegendo os jovens menores de 18 anos e como muitos saem ilesos, mesmo cometendo crimes graves.

É difícil se discutir sobre se é a favor ou contra essa lei, pois tem o lado bom, e o lado ruim . O lado bom é que vai acabar bastante com alguns crimes e delitos cometidos, pois hoje em dia os menores estão sendo usados como “laranjas” , e como para eles não tem uma lei que os puna gravemente, é fácil.

O lado ruim é que esses menores que estão cometendo pequenos delitos, quando vão presos, lá dentro eles conhecem os criminosos mais envolvidos no crime, e com eles aprendem mais e ganham mais “status” e são mais respeitados, e quando saem da prisão, eles já estão mais experiente para cometer crimes maiores.

Então é difícil decidir ao certo qual a melhor decisão, e uma decisão errada pode tornar mais grave a violência e crimes no país, pois se aprovar corre o risco de os jovens saírem pior da prisão, e se não aprovar pode ser que cada vez mais jovens se envolvam no crime.

Eu acredito que existe uma alternativa para cada decisão, por exemplo:

Aprovando: peneirando os crimes por gravidade (crimes pequenos não usar essa lei), onde os infratores menores devem ser presos em selas separadas de qualquer outro criminoso, e não ter nenhum contatos com eles dentro da prisão. Não aprovando: construir mais escolas, e aplicar nas escolas coisas pela qual os jovens se interessem. Construir escolinhas de futebol para os para todos os cantos do país, principalmente nas favelas, bairros, etc.

Praticamente deve-se oferecer mais opções aos jovens , trabalhar com mais palestras cujo o foco deve ser mostrar como realmente é dentro do crime, impactar com depoimentos e tudo mais que possa ajudar a fazer a abrir a mente deles. A mudança tem que ser urgente por parte de todos nós. Vamos colaborar?


(Gustavo Gianini - aluno 4. ano de Agro negócio - e 3. ano - Informática-Ceep)


TV Online

Fone: (41) 9 8431-4313 

camilofirst@yahoo.com.br