1/1

ÁGUA, UM BEM PRECIOSO

A água está distribuída de diversas formas e em diversos locais no planeta Terra. Grande parte desta água é de difícil acesso aos seres humanos. Vale lembrar também que a água não é só encontrada em estado líquido (mares, rios, lagos e oceanos), mas também a encontramos em estado sólido (geleiras) e gasoso (água atmosférica). Isso poderia nos levar a supor que a escassez dela está longe de ser um problema e que jamais haveria a necessidade de reciclá-la e reusá-la, porém não é bem assim. Do volume total, apenas uma parte ínfima pode ser bebida ou consumida para outros fins pelo ser humano e demais seres vivos, pois aproximadamente 97% da água existente no planeta é salgada. Sem falar que o restante, os 3% de água doce, apenas 0,3% dessa quantidade está ao alcance dos seres vivos.

Vale lembrar que essa pequena quantia é mais do que suficiente para atender às necessidades de toda a população mundial. Porém, a distribuição desses recursos no país é desigual, de forma que muitos lugares sofrem com a escassez de água, por exemplo a região nordeste do país.

Só pra constar, 80% da água existente no país está na Amazônia, onde vive cerca de 5% da população. Os 20% restantes têm de abastecer 95% dos brasileiros. Existem outras causas da escassez como:

  • Ausência de planejamento e investimentos no fornecimento até a degradação;

  • Poluição de nascentes, rios e mananciais;

  • Uso irracional da água, levando ao desperdício.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), as perdas no país­ chegam a 43% da água captada e tratada para abastecimento, por causa de vazamentos, evaporação ou ineficiência do sistema de distribuição.

Infelizmente, a falta de políticas públicas, privadas e uma boa consciência ambiental faz com que o desperdício de água seja constante, porém com pequenas atitudes cotidianos, como ações educativas dentro de escolas, trabalho, comunidade e na nossa própria casa podem evitar o desperdício desse bem tão precioso. Ações essas como:

  1. · Reaproveitar água de chuva para lavar o quintal, carro e aguar as plantas;

  2. · Diminuir o tempo no banho;

  3. · Verificar possíveis vazamentos nas torneiras;

  4. · Ensaboar a louça com a torneira desligada;

  5. · Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

  6. · Reaproveitar a água da máquina de lavar roupa para lavar a calçada.

SÃO PEQUENOS GESTOS QUE FAZEM TOTAL DIFERENÇA. PENSEM NISSO.





1 comentário

Camilo First

Fone: (41) 9 9867-5934

camilofirst@yahoo.com.br